quarta-feira, 27 de abril de 2011

UTILIDADE PÚBLICA

Começa a vacinação contra a gripe no Estado
 
Desta segunda-feira, 25, até o dia 13 de maio, as vacinas contra a gripe estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do Estado. A garantia é do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, durante coletiva à imprensa sobre o início da 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Helio Franco ressaltou que a novidade da campanha para este ano é que, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes em qualquer período e profissionais da saúde.
A meta no Estado é vacinar pelo menos 80% de um público formado por 992.972 pessoas. Ao todo são 1.085.320 milhão de doses distribuídas para 4.540 postos de saúde no Pará, sendo 92 na capital e 4.448 no interior.
“A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza, como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão, são mais comuns nesses grupos”, ressalta Helio Franco.
A coordenadora estadual de Imunização, Jaira Ataíde, complementa que a vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no Estado, entre eles o temido H1N1, causador da gripe A, conhecida como gripe suína. “Para a vacinação de crianças, a orientação é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose”, explica Jaíra.
De acordo com Helio Franco, a vacina é segura. “Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação”, afirma.
Fonte: SESPA

Nenhum comentário: